Criatividade! Conheça alguns alimentos que te ajudam a ser mais criativo

By 24/09/2020outubro 14th, 2020Dicas

 

COMER, COMEEEEEEEER É O MELHOR PARA PODER TER CRIATIVIDADE

Acorda. Se espreguiça. Levanta. Se alonga. Toma banho. Escova os dentes. Passa um cafezinho rápido, já tá quase na hora. Começa o home office. Aquela correria. Bebeu água? Respira. Volta pra correria. Se acalma.

Ufa! 🥵🥵

Cansou só de ler, né?! As diferentes formas de viver que estamos aprendendo e nos adaptando durante a pandemia requerem muito foco, paciência e criatividade.

Mas você sentiu falta de alguma coisa no começo do texto? Esperamos que sim, foi proposital. Não falamos da alimentação, momento importantíssimo do nosso dia. Porque, além do cansaço e do estresse, uma refeição deficiente de nutrientes influencia diretamente a nossa rotina.

Veja alguns alimentos que podem te ajudar a manter o foco e a criatividade:

AÇAFRÃO E CURRY

A curcumina, ingrediente principal do açafrão e curry em pó, ajuda na memorização e retarda a formação de depósitos de placas associados ao desenvolvimento de Alzheimer. Além disso, é comprovado cientificamente que o curry ajuda a prevenir o câncer e doenças cardíacas. São benefícios para a mente e corpo! 

BETERRABA

Carregada de nitratos, a beterraba ajuda na dilatação vascular e pressão arterial. Dessa forma, os nitratos aumentam o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, melhorando o desempenho mental e consequentemente, a criatividade.

CAFÉ

Segundo pesquisa da Universidade de Innsbruck, na Áustria, cerca de 2 xícaras de café por dia aumentam a nossa atenção, a atividade cerebral e ajudam na memória. Não é atoa que os profissionais que mais trabalham com criatividade são viciados, não é mesmo? 

CHOCOLATE

Parece até um sonho, né? Comer chocolate para ajudar na criatividade! Mas vamos lá, é importante lembrar que não é qualquer chocolate.

Um estudo descobriu que adultos mais velhos, com 73 anos de idade na média, que bebiam 2 copos de cacau todos os dias, tiveram o fluxo sanguíneo do cérebro e a memória aprimorada. Vale comer também chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau, fonte de flavonoides, os antioxidantes associados à saúde do cérebro.

Além disso, uma dica é trocar uma xícara de café por uma de chocolate quente, se preferir. 

ESPINAFRE E COUVE

As folhas verdes (principalmente as escuras) contêm antioxidantes, que além de serem ótimas para pele, carregam uma quantidade significativa de ácido fólico, o que melhora o fluxo sanguíneo do cérebro e ajuda na criatividade e memória.

MORANGO, TOMATE, AMORAS, MIRTILOS E UVAS

Algumas frutas e legumes têm fisetina, um composto que é muito importante para estimular o cérebro e consequentemente a criatividade. As uvas vermelhas e roxas também são ricas em flavonoides, substância presente no suco de uva, vinho tinto (epa! 😋), cacau, chá verde, mirtilo e amoras.

OVOS

Graças às suas vitaminas e a seus aminoácidos, que têm a função de proteger o sistema nervoso, o ovo melhora a capacidade de atenção e a memória a longo prazo. Uma maravilha, né? Afinal, quem não ama um omelete? 

SALMÃO

Um dos nutrientes necessários para um cérebro mais ativo é o ômega 3, o maior responsável pela saúde mental. Uma dieta que contém quantidades generosas dessa substância tem grande potencial para melhorar o desempenho criativo e o funcionamento do cérebro.

Além disso, ajuda a gravar informações e recuperar a memória. O ômega 3 também aumenta a eficiência dos receptores de serotonina no cérebro, ajudando no bom humor. Vale comer também outros peixes de água fria como o atum, arenque e sardinha.

Enfim, se interessou e quer saber mais sobre criatividade? Dá uma olhada nessa matéria aqui, separamos algumas dicas para te ajudar a ser uma pessoa mais criativa! 😉

Ah, lembre-se que essas dicas não substituem um acompanhamento com nutricionista, ok? Se você é alérgico a algum desses alimentos, não faça a ingestão. Caso seja portador de doença que possa ser afetada por algum desses itens, consulte seu médico.

Chuva Comunicação Viva.