Descubra quais são as tendências de Marketing potencializadas para 2021

Sabemos que o ano de 2020 foi uma grande caixinha de surpresas para todos. Com a chegada da pandemia de Covid-19, tivemos de correr para nos adaptar às novas formas de trabalho, consumo e até de convivência.

Várias tendências que eram discutidas anteriormente foram aceleradas, muitas delas voltadas para o digital. Chegamos ao período do ano em que as empresas já começaram a planejar 2021, agora com um novo cenário que sofre com os impactos da crise e as incertezas da pandemia.

Para te ajudar e também ajudar a sua empresa, a Deloitte, uma multinacional de consultoria e pesquisa, desenvolveu um estudo global chamado 2021 Global Marketing Trends: Find your focus”. O estudo aponta algumas das principais tendências de Marketing que foram aceleradas graças à pandemia e que são esperadas para o próximo ano.

São elas:

Propósito é importante  

A pesquisa feita pela multinacional apontou que o propósito permite que as empresas tenham um conhecimento profundo sobre a razão de existirem, o que elas têm de melhor e o que podem entregar para seus consumidores.

Segundo o levantamento, empresas que possuem seu propósito muito bem delimitado foram lembradas na pandemia. Cerca de 79% dos participantes da pesquisa indicaram uma empresa que respondeu de forma positiva para dar assistência aos consumidores, colaboradores ou comunidades.

Agilidade é a palavra da vez

Não é segredo para ninguém que agilidade sempre foi importante, mas dessa vez, ela se tornou ainda mais essencial.

De acordo com a Deloitte, esse momento é ideal para que os profissionais, principalmente da área de Marketing, invistam em ferramentas digitais e priorizem um roadmap organizacional (ferramenta visual e descritiva que ajuda a organizar como será determinado projeto e sua evolução em cada período). Esses investimentos auxiliarão a empresa a tornar todos os processos mais ágeis.

Além de perceberem quais empresas se adaptaram rapidamente às suas necessidades, o estudo também mostra que cerca de 66% dos participantes também concordam que a pandemia da Covid-19 aumentou sua afeição por tecnologias bem desenvolvidas.

Pessoas querem experiências humanas

Mais do que nunca, em 2021, as empresas precisarão se ver como entidades humanas, que se preocupam, entendem e disseminam os valores dos seus consumidores. O que pode te ajudar a se nortear nesse momento é o mapa da empatia, dá uma olhada na matéria que fizemos sobre o assunto clicando aqui.

A pesquisa apontou que, apesar dos avanços da tecnologia, essas experiências digitais acabam diminuindo o retorno, já que elas não suprem completamente o contato interpessoal. Olhando por esse ângulo, as experiências humanas serão importantes para 2021.

Promessa feita tem que ser cumprida 

Em tempos de incertezas como o que vivemos, as empresas precisam se atentar mais no que seus consumidores valorizam. Além disso, também é importante não ferir a confiança do seu consumidor. Garantir que promessas feitas pela marca sejam cumpridas e que estejam alinhadas com o propósito da empresa é nada mais do que o básico.

O posicionamento da empresa, tanto no ambiente digital quanto no offline, também é importante para os consumidores. A Deloitte apontou que um a cada quatro entrevistados deixaram de comprar em marcas que agiram em favor próprio durante a pandemia.

Mais participação dos consumidores e fusão entre as marcas

Na pesquisa realizada com as marcas, cerca de 64% disseram ter mudado a forma como as suas empresas se comunicam com os seus consumidores.

A Deloitte aponta que a relação entre empresa e os usuários pode rapidamente se tornar um diálogo, onde os clientes participam dos projetos das marcas como influenciadores, embaixadores, colaboradores e, principalmente, inovadores, trazendo insights que podem auxiliar a empresa a pensar em melhorias.

Além da cooperação dos consumidores, a pesquisa também aponta que a pandemia da Covid-19 deu um novo olhar para os co-brandings, parcerias e colaborações entre as empresas. O estudo afirma que as marcas podem auxiliar mais e de uma forma mais assertiva os seus consumidores, criando e disponibilizando novas experiências por meio de parcerias com a indústria.

Diz pra gente: você se interessou em colocar em prática alguma dessas tendências no próximo ano?

Entre em contato. Vamos te ajudar a planejar e executar estratégias de crescimento para 2021.

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