Você sabe qual a importância da empatia para a sua empresa?

Uma coisa é certa: para ter sucesso nos negócios, é essencial entender a fundo o cliente, compreender suas dores e necessidades. Em outras palavras, precisamos ter empatia por ele.

O que é empatia?

A palavra “empatia” vem do grego empátheia, que significa “entrar no sentimento” do outro. Por isso, ela diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seu sentimento e sua reação.

É importante sempre exercitar a empatia, isso possibilita melhorar as relações interpessoais. Além disso, amplia a compreensão sobre o outro e diminui qualquer possível conflito entre as partes, proporcionando discussões justas.

Mas quais são as principais características da empatia?

– Pespectiva: com a empatia é possível levar em conta a perspectiva das outras pessoas;

– Entendimento: entender e reconhecer as emoções do outro;

– Compreensão: não há julgamentos quando nos colocamos no lugar da outra pessoa;

– Comunicação: a troca de informação e comunicação fica mais assertiva.

Cuidado! Empatia e simpatia são diferentes

Embora a empatia e a simpatia sejam sentimentos que temos em relação ao próximo, elas não são a mesma coisa.

Enquanto a simpatia está mais relacionada à aproximação do outro de maneira reativa, a empatia se mostra mais proativa.

Por que a empatia é tão importante?

Quando entendemos como a outra pessoa enxerga o mundo, como ela pensa e o que realmente importa para ela, fica fácil escolher a melhor forma de se comunicar, por exemplo. Assim, a comunicação fica mais assertiva.

Trazendo essa realidade para as marcas, é importante se aproximar e entender o nosso cliente para estabelecer uma relação eficiente. Conhecer as necessidades e motivações do consumidor é essencial. Eles buscam marcas que compreendam seus problemas e que se mostram dispostas a solucioná-los.

Agora que você já entendeu o que é a empatia e qual a sua importância, você deve estar se perguntando como a sua empresa pode ser mais empática. A resposta pode ser simples: Mapa de Empatia.

Mapa de Empatia

O Mapa de Empatia é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo permitir que a marca conheça a fundo sua persona, podendo ser um consumidor, parceiro, prospect, etc.

No geral, o Mapa de Empatia se trata de um diagrama que apresenta algumas perguntas sobre várias áreas da vida da persona da marca. Por ser uma ferramenta mais visual, ele pode ser feito em um quadro, adicionando post-its, em papel e até no computador. O ideal é que o lugar escolhido seja de fácil visualização para todos.

Como o mapa permite um melhor entendimento de uma persona, é extremamente importante que ela seja bem definida, pois dessa forma a análise será mais aprofundada.

No caso de agências ou até mesmo empresas B2B, algumas equipes, como é o caso do Atendimento e Marketing Digital, podem utilizar o Mapa de Empatia para entender a fundo o consumidor de um cliente e, com isso, criar e otimizar as estratégias de marketing.

Como aplicar o Mapa de Empatia?

Como já falamos, o Mapa da Empatia é um diagrama que representa a sua persona. Para te ajudar, adaptamos e criamos um modelo que você pode conferir abaixo:Mapa de Empatia

Caso queira fazer o download, basta clicar aqui.

Para aplicar o Mapa da Empatia é preciso conhecer bem a sua persona. Ele é composto por algumas perguntas direcionadas a ela e quanto mais completas as suas respostas, mais profundo será o seu conhecimento.

Com as informações sobre a persona, você consegue responder a primeira questão: com quem estou sendo empático?

Basicamente, são levadas em conta algumas perguntas centrais, seguidas de outras complementares. Dá uma olhada:

O que pensa e sente?

  • O que a persona pensa em relação ao mundo?
  • Como ela se sente agora?
  • Quais são as suas angústias e sonhos?

O que escuta?

  • O que inspira a sua persona?
  • Quais suas marcas e ídolos favoritos?
  • Quais conteúdos mais consome?

O que fala e faz?

  • Quais os hobbies da sua persona?
  • Ela trabalha com o que?
  • Quais lugares frequenta?

O que vê?

  • Como é o mundo em que a sua persona vive?
  • O que ele vê no seu meio profissional?
  • O que ele gosta de ler e assistir?

Quais são duas dores e desejos?

  • O que assusta sua persona?
  • O que a deixa insatisfeita?
  • Ela precisa fazer o que para conseguir o que deseja?
  • O que acabaria com seus problemas?

Atualize o seu Mapa de Empatia frequentemente

Estamos sempre em constante mudança e com a nossa persona não é diferente. É importante lembrar que ela tem que ser real e compatível com o seu cliente. Não adiantará todo o esforço para criar uma persona ideal se ela for baseada em achismos.

Coloque-se no lugar da sua persona, pesquise a fundo e conclua quem é o seu cliente ideal de verdade.

Eae, você já conhecia essa ferramenta? Conta pra gente.

Chuva Comunicação Viva.